SERIADOS DE TELEVISÃO EXIBIDOS MUNDIALMENTE EM CANAIS ABERTOS E FECHADOS QUE FICARÃO PARA SEMPRE "IN MEMORIAM" ETERNAMENTE NA NOSSA MEMORIA SENDO RELEMBRADOS E HOMENAGEADOS DE GERAÇÃO A GERAÇÃO.
SERIADOS
Daktari, a série de tevê levada ao ar pela CBS, nos Estados Unidos, no dia 11 de janeiro de 1966, foi, pela última vez, originalmente exibida no dia 15 de janeiro de 1969, quando da exibição de seu último episódio, num total de 89. A produção televisiva foi, na verdade, uma spin-off do filme produzido para o cinema "Clarence the Cross-Eyed Lion" (Clarence, o Leão Vesgo), produção de 1965 criada pelo renomado produtor executivo Ivan Tors, que tem no seu currículo as produções Rhino, Flipper, Namu the Killer Whale (Namu, a Baleia Assassina), dentre outros. No filme, o Doutor Marsh Tracy (Marshal Thompson) é o chefe de um centro de estudos do comportamento animal no Continente Africano. Ele se apaixona por Julie Harper (Betsy Drake), que, por sua vez, estuda a vida dos gorilas. O Dr. Marsh captura um leão que tem estrabismo e que o impossibilita de caçar para se alimentar. Sua filha Paula (Cheryl Miller), batiza a "fera amiga" de Clarence e a trata como um animal domesticado, seu bicho de estimação. Há uma interessante trama envolvendo tropas rebeldes e caçadores de gorilas que desejam trocar suas presas por dinheiro a ser investido na compra de armas.
Voltando à série de tevê, Daktari (que na língua banto quer dizer "médico") conservou da produção cinematográfica as personagens Marsh Tracy (Marshal Thompson), Paula (Cheryl Miller) e Clarence, o leão vesgo. Conta as aventuras de um veterinário americano e sua filha (Marshal Thompson e Cheryl Miller) no Centro de Estudos do Comportamento Animal Wameru, uma reserva florestal de proteção ambiental, localizada no país africano do Quênia. Foram adicionados ao elenco Yale Summers, como o ambientalista Jack Dane; Hari Rhodes, como Mike, um ambientalista africano; Hedley Mattingly, como o oficial britânico da reserva florestal Hedley; além de Ross Hagen (1968/69), como o caçador Bart Jason e Erin Moran (1968/69), como o garoto de seis anos de idade Jenny Jones, um órfão acolhido pelo Dr. Tracy.
Dr. Marsh Tracy
Juntamente com Clarence, também destaca-se no elenco a macaca Judy, grande apreciadora de café, mais conhecida dos fãs da inigualável série de ficção científica Perdidos no Espaço (Lost in Space), produzida entre os anos de 1965/68, e, portanto, contemporânea de Daktari. Na série espacial, Judy era chamada de Debbie e interpretava o bichinho de estimação da personagem Penny (Angela Cartwright). Pouca gente sabe disso, mas realmente Judy e Debbie eram a mesma pessoa... ou melhor, macaca!
Aliás, os dois animais da série de tevê, Clarence e Judy, eram igualmente ou até mais populares do que as personagens racionais da série Daktari. A exemplo de outra série inesquecível, Caubói na África (Cowboy in Africa), Daktari foi filmada na África Californiana, nos Estados Unidos, que era um parque que abrigava mais de 500 animais selvagens, mantido por Ralph Helfer e o próprio Ivan Tors. O parque está localizado mais precisamente em Soledad Canyon, CA, há mais ou menos 60 km ao norte de Hollywood, mas atualmente se encontra desativado. A bem da verdade, parte das filmagens de Daktari foram feitas no Continente Africano, mas muito mais por espírito aventureiro e diversão do que propriamente por conta das locações.
Certa vez, conta a revista TV Guide, o ator Marshall Thompson, o produtor Leonard Kaufman e dois operadores de câmera encontravam-se dispersamente filmando cenas de animais na selva quando perceberam tinham sido cercados por elefantes, principalmente por um enorme elefante-macho que acabou os confrontando. "Há um velho ditado na selva, que diz que não se pode dar marcha a ré num Jeep mais rápido do que um ataque súbito de um elefante. Eu provei que esse ditado é completamente equivocado", disse Thompson. Conta ainda a TV Guide que essa experiência não foi suficiente para o ator, que decidiu que o Jeep deveria surpreender o elefante por trás para conseguir um melhor ângulo para a filmagem das cenas. Ignorando a votação de três contra um contra tal estupidez, Thompson dirigiu em direção ao animal, até que um dos operadores de câmera lhe disse: "Podemos parar agora? Eu já posso ver os olhos do bicho". Thompson, de sua parte, mostrava-se compenetrado. "Todo mundo deve ser atacado por um elefante pelo menos uma vez na vida", disse ele. "Revitaliza o metabolismo".
Dr. Marsh Tracy e Judy
E tais atitudes não foram os únicos pontos de coragem marcados pelo ator. Ele encarava um rinoceronte simplesmente para obter uma maior aproximação para as filmagens e comia o que quer que os nativos da região colocassem na sua frente, sem uma reclamação sequer. O que é mais curioso é que o pior ferimento de Thompson, produzido por um animal selvagem, não aconteceu na selva africana, mas no cenário das locações do parque americano. Os animais na série eram treinados com afeição, que envolvia alimentá-los e perdoá-los para que fossem muito mais dóceis do que infligir-lhes medo e disciplina rígida. Pois bem, quando Thompson tentou devolver um abraço apertado num leopardo agarrando-o efusivamente, o animal deu-lhe uma "amável" mordida no braço direito, deixando uma imensa cicatriz. "Foi culpa minha", admitiu Thompson. "Eu fui descuidado. Não há animais perigosos, apenas pessoas estúpidas".
A co-estrela Cheryl Miller, que fez a filha de Thompson na série, decididamente não era nem um pouco estúpida. Antes do começo das filmagens, ela teve algumas dificuldades enquanto passou por um treinamento de quatro semanas para aprender sobre o humor dos animais e seus padrões de comportamento. "Eu sofri algumas tentativas de mordidas, mas consegui me livrar delas", disse a atriz. Posteriormente ela logo demonstrou ser bastante habilidosa com as feras da série de tevê.
O co-criador Ivan Tors disse à TV Guide que a escalou para o elenco "(...) porque ela tinha a química necessária. Ou você gosta ou você não gosta de animais". O treinador e proprietário do Parque África Californiana, Ralph Helfer, depois explicou: "Ela não era uma das que suava a palma da mão. O animal conhece. Essa garota é tão boa que consegue fazer coisas com Sarang (o tigre de Daktari) que nem mesmo os treinadores conseguem fazer".
Parodiando a forma elogiosa a que se referiu Ralph Helfer quanto ao profissionalismo de Cheryl Miller, o fato é que ser tão boa estava longe de ser o suficiente, acredite. Os treinadores usavam uma outra fórmula para se certificar de que as cenas com os animais selvagens não representassem o mínimo perigo para a integridade física dos atores do elenco. Eles sempre alimentavam as feras antes de levá-las para as filmagens pela manhã.
Parte do trabalho interessante realizado em Daktari credita-se ao experto mago maquilador, o artista John Holden. Quando se precisava de um elefante africano (que tem orelhas grandes), mas o que a produção dispunha era de um elefante indiano (que possui orelhas bem menores), Holden entrava em ação. Ajeitava o animal para parecer que tinha orelhas maiores e ninguém conseguia distinguir o elefante africano do indiano. O multicitado leão Clarence detestava caminhões. Assim, seu substituto chamado Major era usado naquelas circunstâncias. Holden aplicava-lhe uma cauda cabeluda e pintava a cicatriz na fronte do leão, para que se parecesse com Clarence.
Esses detalhes desta produção televisiva, aliados à competência e o carinho do elenco no trato dos animais, assim como os próprios animais, Clarence e Judy, revelaram-se elementos indispensáveis para a aceitação e os bons índices de audiência da série, hoje considerada bastante cult e atualíssima, mostrando o respeito ao meio ambiente, fauna e flora, e levando mensagens de preservação e consideração para com a natureza.
Não podemos deixar de ressaltar que a aceitação quase que unânime de Clarence e Judy, fazia com que recebessem centenas de cartas dos fãs. Mas isso não era muito bem digerido pelo ator Hari Rhodes, que interpretava o nativo ambientalista de nome Mike na série. Segundo a TV Guide, Hari Rhodes teria dito irritado em 1968: "Você deve ler as correspondências dos fãs que eu recebo. Eles só falam sobre o leão Clarence, perguntam se ele é realmente vesgo. Ou sobre Judy, a chimpanzé, que perguntam se ela realmente é tão esperta".
Dr. Marsh Tracy e Clarence
Especulações e sensacionalismos à parte, o fato é que Daktari foi e ainda é bem lembrada, ainda mais hoje, que as questões ambientais estão em evidência, fazendo com que a série jamais perca sua importância e contemporaneidade, além de ser fantástica e bastante agradável de se assistir. Para que se tenha uma vaga idéia da importância do tema abordado nesta série, não podemos deixar de lembrar que a Constituição Federal do Brasil, de outubro de 1988, precisamente na cabeça do seu art. 225, estatui que "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".
Diante do dispositivo constitucional declinado, reflito e começo a ter dó das presentes e futuras gerações que não tiveram a oportunidade e a sorte de assistirem à série Daktari, que deveria fazer parte da grade televisiva de um canal aberto de grande audiência, não só restrita a alguns poucos assinantes da televisão por assinatura. Talvez, se as gerações de hoje fossem criadas assistindo a séries de televisão tão agradáveis quanto esta, os jovens pudessem ser mais suportáveis e talvez melhorassem seu conteúdo intelectual, sua formação familiar e se preocupassem mais com a preservação do meio ambiente. Mas, em vez disso, a considerável maioria é diuturnamente exposta ao "lixo" televisivo que é entulhado nos seus respectivos lares. Eles não podem ser considerados depósitos de porcarias e da pouca vergonha que agride o moral e os bons costumes nos dias atuais.
A Garota da Uncle (”The Girl from U.N.C.L.E.“) é uma série de TV americana que foi ao ar pela rede NBC em uma única temporada, de 16 de setembro de 1966 a 11 de abril de 1967, em um total de 29 episódios.Ela foi baseada em uma série semelhante, O Homem da U.N.C.L.E., e tinha como estrela Stefanie Powers no papel de uma espiã americana (“April Dancer”) e Noel Harrison (filho de Rex Harrison) como seu parceiro, Mark Slate.Leo G. Carroll desempenhou o seu superior hierárquico, Alexander Waverly (em ambas as séries).O nome personagem “April Dancer” foi sugerido por Ian Fleming, criador de James Bond, que era um consultor na criação do programa antes de sua morte.
A série não foi tão bem sucedida como aquela em que se baseou, e foi cancelada devido à baixa avaliação obtida no decorrer de sua apresentação.A música tema foi a mesma utilizada em o O Homem da U.N.C.L.E., exceto por umas pequenas diferenças no arranjo musical (From Wikipedia, the free encyclopedia).
A série O Rei dos Ladrões (”It Takes a Thief” - 1968 a 1970), estrelada por Robert Wagner e Malachi Throne, mostrava “Alexander Mundy”(Wagner)como um ladrão profissional classudo e talentoso que, no entanto, cometeu o erro fatal de ser preso. Uma agência de espionagem americana (a SIA, é assim mesmo, com “S”)oferece então a ele a liberdade, desde que ele ajude o governo. O chefe desta organização, “Noah Bain”(com o ótimo Throne), designava as missões mirabolantes do nosso herói.No último ano da série, Fred Astaire (ele mesmo!), entrou interpretando o pai de Al, o sr. Alister Mundy, um ladrão aposentado que ensinou tudo ao filho. Dave Grusin, um músico fantástico, criou um também estiloso tema musical que marcou época (sinopse gentilmente fornecida pelo internauta Cássio Fernando D.Queirós).
Excelente série de “espionagem” dos anos 60. Alexander Mundy, o protagonista da série, interpretado por Robert Wagner com elegância e humor na medida (sem dúvida, o melhor papel de Wagner em todos os tempos), fugia do convencionalismo de personagens baseados em James Bond, afinal, era um ladrão (chancelado pelo governo dos USA, mas ainda um ladrão). Mundy, capturado num de seus furtos, recebe de Noah Bain (o ótimo Malachi Trone), agente da SIA (é, o nome da Agência não é lá muito original, mas simples e efetivo) a proposta de só “roubar para o governo dos USA” em troca do perdão de suas dívidas com a justiça. Partindo dessa premissa, Al Mundy viaja o mundo inteiro em missões e disfarçes sempre complicados e divertidos. A série tinha um timing e um cast fantásticos, um tema musical e score de primeiríssima qualidade (cortesia de Dave Grusin) e pecava apenas levemente (especialmente na primeira temporada, onde o dinheiro para produção devia ser bem restrito) nos sets de filmagem. Mas tudo era compensado com o talento de Wagner e com os roteiros de ação simples mas bem-amarrados dos episódios. De especial nota, o episódio em que Al vem ao Brasil em férias, mas acaba se envolvendo inadvertidamente numa trama que mostra uma espiã soviética em fuga, a qual está sendo protegida pelo chefe da agência de segurança brasileira (e veja só, em plena ditadura o chefe da agência brasileira tem um caso com a espiã soviética, huahuahuahua) e perseguida por agentes da KGB. É claro que Al acaba sendo confundido como um agente americano que veio ao Brasil para ajudar escoltar a espiã soviética desertora para os USA (o que acaba acontecendo), e tem suas férias arruinadas. No episódio, vale a aparição dos músicos brasileiros Luiz Bonfá e Bola Sete. Apesar de excelente, a série durou apenas três temporadas (68/70), mas já deveria ter recebido reedição em DVD
O Marcado (”Branded“) é uma série de TV que foi ao ar pela rede NBC americana a partir de 1965 (e durante 1966) que tinha como estrela Chuck Connors no papel de Jason Mc Cord, um capitão da Cavalaria dos Estados Unidos que tinha sido afastado (banido) da corporação por uma injusta acusação de covardia (outros ótimos atores na trama: John Carradine, Chade Everett, June Lockhart e Dolores del Rio).Criada por Larry Cohen, a série foi produzida pela Goodson-Todman Productions, que produzia quase que exclusivamente shows de jogos para a TV, como o “The Price is Right”.
A cena de abertura foi memorável, onde são arrancados o chapéu, insígnias e botões da farda de Mc Cord, bem como seu sabre que é quebrado (tudo isso com o rufar de tambores ao fundo). Ele, então, é encaminhado para fora dos dos portões do Forte, que são fechados após sua saída.No desenrolar da história, Mc Cord viaja por todo o Velho Oeste, sempre confrontado por pessoas que sabiam de sua notória reputação de covardia, exigindo que (de acordo com a canção tema) repetidamente “provasse que era um homem”.A série seguiu o sucesso de Connors nos mesmos passos de “O Homem do Rifle”, mas não teve longevidade. Vários episódios foram colorizados e editados para o filme que viria em seguida: “Broken Sabre”, de 1966
O Rebelde ("The Rebel") é uma série de televisão que foi ao ar na rede ABC de 1959 a 1961. Ela conta as aventuras do jovem veterano do Exército Confederado Johnny Yuma (estrelado por Nick Adams) que está assombrado por suas memórias de guerra e busca sua paz interior no velho oeste (no primeiro episódio, Johnny Yuma está no início do ano de 1867 retornando à sua cidade natal, a fictícia Mason City, Texas, dois anos após a guerra terminar, onde encontra seu pai, Ned Yuma, o xerife da cidade).Depois da apresentação inicial na ABC…
em 1961 a série foi para a NBC, sendo exibida de junho a setembro de 1962. A música-tema, A Balada de Johnny Yuma ("The Ballad of Johnny Yuma"), foi composta por Richard Markowitz
.
Cheyenne é uma série de TV americana, com 108 episódios em preto-e-branco, que foi transmitida pela rede ABC de 1955 a 1962. Foi a primeira série com uma hora de duração feita por um grande estúdio hollywoodiano, a Warner Brothers, cuja produção foi conduzida por William T. Orr. Nesta época, os Westerns eram imensamente populares.
Ela teve o seu carisma do público principalmente pela presença de um grande ator, Clint Walker (o nome verdadeiro era Eugene Walker), que dominava as telas com o seu poderoso físico. Fora das filmagens, Walker lutava com o estúdio sobre o seu contrato, tornando Cheyenne uma das produções mais tempestuosas na história da televisão. Ao final da segunda temporada, Walker deixou a série devido à disputa contratual (1958-1959). Ela foi, então, mantida no ar com o mesmo nome, mas agora com Ty Hardin como Bronco Layne.Em 1959, Walker volta para as filmagens com seu salário renegociado, enquanto Hardin passa a ser estrela de uma nova série, "Bronco", que lhe rendeu bastante sucesso.Após a conclusão da sexta temporada, um episódio especial foi ao ar, Um homem chamado Ragan ("A Man Named Ragan"), que foi o piloto de "The Dakotas" (1963, 20 episódios), que viria a substituir Cheyenne (as duas séries pouco têm a ver no seu contexto).
Walker reprisou Cheyenne como personagem em 1991 no filme "The Gambler Returns: Luck of the Draw" e, também, em um episódio da série Kung Fu: A Lenda Continua, de 1995.
E AS NOIVAS CHEGARAM !!!! (1968)
E as Noivas Chegaram (”Here Come the Brides”) é uma série de tv que foi ao ar pela rede ABC de 25 de setembro de 1968 a 3 de abril de 1970, em um total de 52 episódios.Ela foi baseada, vagamente, na situação histórica dos USA quando mulheres foram trazidas da costa oeste americana para a velha Seatle, já que a cidade possuía poucos homens, em decorrência da Guerra Civil Americana.
Como western, tinha violência moderada, não se voltando para grandes duelos entre os participantes do enredo, em consonância com a progressiva atitude que começou a prevalecer na cultura popular no final dos anos 60.As histórias destacavam a importância da cooperação, harmonia racial e a resolução pacífica dos conflitos, com fatos que misturavam drama e humor (como era uma das primeiras séries dirigidas à mulheres jovens, a maior parte do humor era feita à custa dos homens, mas não de forma predominiante).A série foi extremamente popular desde o primeiro momento em que foi ao ar. No entanto, em 1970, a produção encerrou suas atividades e os conjuntos utilizados nos cenários acabaram sendo destruídos por um grande incêndio florestal na área metropolitana de Los Angeles
-Xena
Nascida em Anfípolis, filha de Cyrene (Darien Takle) e de Atrius (Tom Atkins), Xena é a única filha entre os três filhos do casal, apesar de que Atrius teve mais duas filhas por fora do casamento, parecidas com Xena: Diana e Meg (as três interpretadas por Lucy Lawless), que não sabem que são irmãs, nem ao menos quem são os pais delas. Xena achava que o pai morreu em batalha quando a Princesa Guerreira ainda é pequena. Cresce livre e feliz ao lado dos irmãos e da mãe, até que sua vila é atacada por um exército. Seu irmão morre no confronto, por causa disso Xena monta seu próprio exército e começa seu caminho de destruição e conquistas. Em uma de suas viagens conhece Júlio César, que a trai e manda crucificá-la e quebrar suas pernas. Com a ajuda M`lila, que conheceu durante a viagem com César, foge e se refugia na casa de um amigo de M´lila para se recuperar. Infelizmente, guerreiros matam M`lila, e nesse momento nasce uma nova Xena, mais destruidora, impiedosa e fatal. Depois disso conhece Borias, seu amante e líder de um exército. Com ele, Xena vai à para a China, onde é capturada por Ming T'su, que a faz de caça, até que Lao Ma a acha e a leva para sua casa. Com Lao Ma, Xena aprende novos poderes e também cura suas pernas, que estavam quebradas. Depois de sair da China com Borias, Xena engravida, mas no dia em que seu filho nasce, Borias morre em batalha, depois de se juntar aos centauros. Foi na época da gravidez que Xena conhece Alti, a Xamã, feiticeira do mal. Alti faz com que Xena mate Cyane para que possa ter seu sangue para um ritual. Depois de um reencontro com Hércules, Xena decide acabar com tudo, e vai ao norte da Grécia para recomeçar, mas no momento em que ela tenta enterrar o seu passado, uma nova chance de vida aparece para ela quando um grupo de pessoas estavam sendo atacados.
-Gabrielle
Nascida em Potédia, no Norte da Grécia, de Hécuba (Lisa Crittenden - primeiro episódio, e interpretada por Linda Jones no episódio Sins of the Past) e de Herodotus (Geoff Snell), Gaby também tem uma irmã mais nova, Lila (Willa O'Neill), e um noivo na época em que conhece Xena, Perdicas (Scott Garrison, primeiro intérprete e Anton Bentley no epsisódio Sins of the Past). Desde pequena Gaby estuda de tudo um pouco, mas sua paixão é a poesia. Nessa época, depois de conversar com filósofos e astrólogos, descobre que tinha o dom da Profecia (só revela essa fato no epsisódio "One Against an Army"). Durante a primeira parte da primeira temporada, Gaby ajuda Xena do único modo que sabe, falando, o seu "dom". A partir do epsisódio "Hooves and Harlots", Gaby aprende a lutar com o cajado, sua primeira arma. Muitas coisas acontecem com a Princesa Amazona depois disso: Reencontra Perdicas, seu antigo noivo abandonado ("Beware of Greeks Bearing Gifts"), ganha o concurso pra entrar na Academia Ateniense de Poetas ("Athens City Academy of the Performing Bards"), toma o lugar de Xena quando esta está doente ("The Greater Good"), morre pela primeira vez ("Is There A Doctor in the House?"), isso tudo só no primeiro ano da série. Na segunda temporada, Gabrielle torna-se uma "bacante" (vampira seguidora de Baco), casa e vê seu marido Perdicas ser assasinado um dia após sua Lua-de-Mel por Callisto e se torna a nova Rainha Amazona, deixando no entanto Ephiny como regente. Na terceira temporada, Gaby mata pela primeira vez, tentando se defender de cultistas do Deus das Trevas, Dahak(o diabo), é espiritualmente estuprada em seguida por essa força das trevas e da a luz a uma criança poderosa e diabólica, que será a grande vilã desta temporada, Esperança.
-> Personagens secundários
-Alti (Claire Stansfield) Era uma Xamã (“bruxa”) má que conduziu a jovem Xena para o lado obscuro com promessas de fazer dela a “Destruidora de Nações”. Uma Amazona, Alti odiava os guerreiros por tirar ela de suas listas, e estava determinada a descarregar a vingança sobre eles. Com a ajuda de Xena, ela quase “varreu do mapa” toda tribo, e colocou um feitiço amaldiçoando as Amazonas mortas à prisão eterna na Terra dos Mortos. Ela foi morta por Xena uma década mais tarde.
-Amarice (Jennifer Sky) É uma jovem guerreira Amazona. Suas origens são desconhecidas. Ela ajudou a tribo de Ephiny à lutar contra os romanos, depois se juntou à Xena e Gabrielle em suas viagens. Ela escolheu ficar com as Amazonas Siberianas, e foi morta em batalha.
-Afrodite (Alexandra Tydings) A Deusa do Amor, trajada em langeries, pode ser superficial, manipuladora e concentrada em si mesma, mas é ainda uma das mais populares dentre os Deuses do Olympo. Seu filho, Cupido, também é uma personagem da trama.
-Ares (Kevin Smith) Devastamente bonito, ainda que totalmente sangue-frio, o Deus da Guerra é obcecado com a idéia de ter Xena, sua estimada pupila, de volta para ele – ou de destruir ela se ela se recusar. Ele faz o último sacrifício para salvar Xena.
-Atena (Paris Jefferson) A Deusa da Guerra, sem sucesso, pôs em cerco a cidade natal de Xena em uma tentativa de forçar a Princesa Guerreira à sacrificar sua filha, Eve, e em conseqüência o fim dos Deuses do Olympo. Ela foi morta por Xena. Athena apareceu em uma forma diferente no Hércules episódio “A Maçã”.
-Autolycus (Bruce Campbell) Se auto-denomina Rei dos Ladrões, um tipo de Robin Hood Grego. Enquanto Autolycus tem sua própria agenda, ele provou ser um amigo verdadeiro para ambos Xena e Hercules (embora ele gostaria de ser mais do que amigo de Xena).
-Borias (Marton Csokas) Era um senhor da Guerra Russo que Xena conheceu durante seu tempo psicótico pós-César. Juntos, eles aterrorizaram a Ásia Central, e quase dominaram o reino de Ch’in. Borias é o pai do filho de Xena, Solan. Ele nunca chegou a ser tão mal quanto Xena, à quem ele realmente amava, e deu sua vida tentando redimir ela.
-Júlio César (Karl Urban) Foi uma das primeiras conquistas de Xena – e um dos seus primeiros reais inimigos. Ela teve uma grande “queda” por ele quando seu exército o capturou e pediu resgate por ele, e apesar de eles estarem destinados à dominar o mundo juntos, César, de qualquer forma, tinha outras idéias. Xena foi indiretamente envolvida em seu assassinato.
-Callisto (Hudson Leick) Era uma sóciopata guerreira que queria vingar-se de Xena, à quem ela culpa pela morte de sua família. Obcecada com a Princesa Guerreira, ela estudou cada movimento de Xena, e era quase sua igual em combate. Ela se tornou imortal e uma Deusa, o que a fez um problema maior ainda. Xena matou ela com a adaga mergulhada no sangue de Hind. Callisto foi enviada para o Inferno, e tentou levar Xena para junto dela. Depois que Xena trocou sua alma pela de Callisto, Callisto ajudou Eli à ressucitar Xena e Gabrielle, e foi reunida com sua família no Céu.
-Cyane (Vicky Pratt) Era a Rainha das Amazonas das Estepes. Ela convidou Xena à se tornar uma Amazona, para ser traída e morta brutalmente por Xena. Devido à um feitiço posto nelas por Alti, Cyane e suas guerreiras ficaram presas na Terra dos Mortos das Amazonas até que Xena pudesse matar a terrível Xamã.
-Cyrene (Darien Takle) É a mãe de Xena. Ela deserdou Xena depois da morte de Lyceus, mas perdoou sua filha mais tarde.
-Draco (Jay Laga'aia) É mau e ao mesmo tempo o mais legal, senhor da guerra de todos. Ele e Xena tiveram um passado – e Draco tem a cicatriz que prova isso.
-Eli (Timothy Omundson) É um curandeiro misterioso que Xena e Gabrielle encontraram primeiramente na Índia. Ele era um bom amigo delas e ajudou à ressuscitá-las. Foi morto por Ares na crença de que ele poderia causar a queda dos Deuses do Olimpo
-Ephiny (Danielle Cormack) Era uma guerreira Amazona. Ela era viúva do centauro Phantes, com quem ela teve um filho centauro, Xenan Gabris Phantes. Ephiny governou a Nação Amazona na ausência de Gabrielle até que foi morta em batalha por Brutus.
-Eve / Livia (Adrienne Wilkinson) É a filha de Xena. Ela tinha como “pai” Callisto, e era sua forma reencarnada, pois Callisto em forma de Anjo, tocou a barriga de Xena fazendo com que ela engravidasse. Seu nascimento supostamente trazia o fim à ordem dos Deuses do Olimpo, e por isso foi perseguida por praticamente todo o Panteão. Como Lívia, ela se tornou a campeã de guerra do imperador e inimiga de Xena.Mais tarde, ao voltar a ser Eve, torna-se uma mensageira de Eli.
-Esperança (Amy Morrison & Renee O'Connor) É a filha de Gabrielle com o Deus mal, Dahak. Ela é humana apenas em aparência (tendo a gestação apenas duas semanas e cresceu aos 10 anos em dois meses), e existe para colocar em frente os planos de Dahak. Ela libertou Callisto de sua prisão de lava e matou o filho de Xena. Esperança se uniu com Ares para produzir o primeiro dos Destruidores. Ela foi morta pelo Destruidor, que por sua vez foi morto por Xena.
-Iolaus (Michael Hurst) É o melhor amigo de Hércules, e foi amante de Xena e algum tempo, inimigo. Gabrielle rapidamente se envolveu com ele, e depois permaneceram grandes amigos.
-Joxer (Ted Raimi) Quer ser um grande guerreiro e um homem das mulheres, como seu pai, mas normalmente acaba sendo o alvo cômico. Por trás de toda sua postura, ele tinha um bom coração. Depois que Xena e Gabrielle foram congeladas, Joxer se casou com Meg e tinha uma taverna. Ele foi morto pela filha de Xena, Eve/Livia.
-Lao Ma (Jacqueline Kim) Foi a esposa do cruel senhor Lao-Tzu, com quem ela manteve uma relação “em coma” para governar em seu nome. (Existem fortes indicações de que ela é a verdadeira autora do Tao Te Ching). Ela salvou Xena da morte nas mãos de Ming Tzu, e exercitou uma profunda influência espiritual na Princesa Guerreira. O filho de Lao Ma e Ming Tzu, Ming T’ien, também teve um papel importante na vida de Xena.
-Lilla (Willa O'Neill) É a irmã mais nova de Gabrielle. Ela vive com os pais em Potédia.
-Lyceus (Aaron Devitt) Era o amado irmão mais novo de Xena. Lyceus ajudou ela à organizar as pessoas da cidade deles contra Cortese. Sua morte em batalha causou à Xena muita culpa e sofrimento ao longo dos anos, e foi o maior fator em sua metamorfose à Princesa Guerreira.
-Marcus (Bobby Hosea) Era o cortejador de Xena, amigo e amante. Marcus morreu durante um ato de redenção mas foi enviado à Tartarus. Depois que ele ajudou Xena à resgatar o Elmo da Invisibilidade, Xena convenceu Hades à permitir ele à entrar nos Campos Elísios.
-Meg (Lucy Lawless) Auto-denominada vagabunda, foi forçada à colocar Xena e Diana em um esquema sem sucesso de tomar o reino de Diana. Ela não poderia continuar com isso, contudo, e se tornou cozinheira pessoal de Lias, e mais tarde, a dona de um bordel de sucesso. Ela, mais tarde, casa com Joxer, e com ele abre uma taverna dedicada à Princesa Guerreira.
-Ming T'ien (Daniel Sing) Além de Dragão Verde, foi um grande temido e odiado déspota em Ch’in. Ele era filho de Lao Ma e Ming Tzu. Xena o raptou quando ele era um menino, e foi sem dúvida a maior responsável por fazê-lo o monstro que se tornou. Ela voltou à Ch’in ao pedido de Lao Ma para “fazê-lo pequeno de novo.”
-Najara (Kathryn Morris) É uma guerreira em uma cruzada para “fazer o bem”. Ela tem sido visitada pelo “Jinn” desde a infância e ouve suas vozes. Uma manipuladora experiente, ela quase consegue persuadir Xena à deixar Gabrielle com ela, e quase matou Xena quando seu segredo foi descoberto. Najara está em suspenso por enquanto.
-Pérdicas (Anton Bentley & Scott Garrison) Embora Gabrielle inicialmente descreve ele como seu noivo “burro, estúpido”, ela acaba casando com ele em mais um de seus momentos impulsivos. No dia seguinte ao casamento ele é selvagemente assassinado por Callisto.
-Salmoneous (Robert Trebor) É a versão antiga Grega de um viajante negociante. Ele sempre tem um ângulo, e nunca falha em tirar vantagem de uma situação. Ele também é notado por ser o compositor do tema de Xena (“Xe-ena, chegando na sua cidade/Xe-ena, não desdenhe”).
-Solan (David Taylor & Nicko Vella) Era o jovem filho de Xena com o guerreiro Borias. Depois da Batalha de Corinto, Xena o deu para os Centauros criarem. Ele foi morto pela filha de Gabrielle, Esperança. Solan não sabia que Xena era sua mãe.
Já Vi Nº Episódio Nome Exibição Original
S01E01
1 1x01 Sins of the Past 15/09/1995
S01E02 2 1x02 Chariots of War 22/09/1995
S01E03
3 1x03 Dreamworker 29/09/1995
S01E04 4 1x04 Cradle of Hope 06/10/1995
S01E05
5 1x05 The Path Not Taken 13/10/1995
S01E06 6 1x06 The Reckoning 27/10/1995
S01E07
7 1x07 The Titans 10/11/1995
S01E08 8 1x08 Prometheus 17/11/1995
S01E09
9 1x09 Death in Chains 24/11/1995
S01E10 10 1x10 Hooves & Harlots 01/12/1995
S01E11
11 1x11 The Black Wolf 19/01/1996
S01E12 12 1x12 Beware Greeks Bearing Gifts 26/01/1996
S01E13
13 1x13 Athens City Academy of the Performing Bards 02/02/1996
S01E14 14 1x14 A Fistful of Dinars 09/02/1996
S01E15
15 1x15 Warrior...Princess 16/02/1996
S01E16 16 1x16 Mortal Beloved 23/02/1996
S01E17
17 1x17 The Royal Couple of Thieves 01/03/1996
S01E18 18 1x18 The Prodigal 14/03/1996
S01E19
19 1x19 Altared States 04/05/1996
S01E20 20 1x20 Ties That Bind 12/05/1996
S01E21
21 1x21 The Greater Good 18/05/1996
S01E22 22 1x22 Callisto 26/05/1996
S01E23
23 1x23 Death Mask 16/06/1996
S01E24 24 1x24 Is There a Doctor in the House? 08/08/1996
S02E01
25 2x01 Orphan of War 12/10/1996
S02E02 26 2x02 Remember Nothing 19/10/1996
S02E03
27 2x03 The Giant Killer 26/10/1996
S02E04 28 2x04 Girls Just Wanna Have Fun 02/11/1996
S02E05
29 2x05 Return of Callisto 09/11/1996
S02E06 30 2x06 Warrior... Princess... Tramp 16/11/1996
S02E07
31 2x07 Intimate Stranger 23/11/1996
S02E08 32 2x08 Ten Little Warlords 30/11/1996
S02E09
33 2x09 A Solstice Carol 21/12/1996
S02E10 34 2x10 The Xena Scrolls 25/01/1997
S02E11
35 2x11 Here She Comes...Miss Amphipolis 01/02/1997
S02E12 36 2x12 Destiny 08/02/1997
S02E13
37 2x13 The Quest 15/02/1997
S02E14 38 2x14 A Necessary Evil 22/02/1997
S02E15
39 2x15 A Day in the Life 02/03/1997
S02E16 40 2x16 For Him the Bell Tolls 08/03/1997
S02E17
41 2x17 The Execution 20/04/1997
S02E18 42 2x18 Blind Faith 27/04/1997
S02E19
43 2x19 Ulysses 03/05/1997
S02E20 44 2x20 The Price 10/05/1997
S02E21
45 2x21 Lost Mariner 17/05/1997
S02E22 46 2x22 Comedy of Eros 24/05/1997
S03E01
47 3x01 The Furies 11/10/1997
S03E02 48 3x02 Been There, Done That 18/10/1997
S03E03
49 3x03 The Dirty Half Dozen 25/10/1997
S03E04 50 3x04 The Deliverer 01/11/1997
S03E05
51 3x05 Gabrielle's Hope 08/11/1997
S03E06 52 3x06 The Debt 15/11/1997
S03E07
53 3x07 The Debt II 22/11/1997
S03E08 54 3x08 The King of Assassins 29/11/1997
S03E09
55 3x09 Warrior...Priestess...Tramp 24/01/1998
S03E10 56 3x10 The Quill is Mightier 31/01/1998
S03E11
57 3x11 Maternal Instincts 07/02/1998
S03E12 58 3x12 The Bitter Suite 14/02/1998
S03E13
59 3x13 One Against An Army 21/02/1998
S03E14 60 3x14 Forgiven 28/02/1998
S03E15
61 3x15 King Con 07/03/1998
S03E16 62 3x16 When in Rome... 14/03/1998
S03E17
63 3x17 Forget Me Not 21/03/1998
S03E18 64 3x18 Fins, Femmes and Gems 25/04/1998
S03E19
65 3x19 Tsunami 02/05/1998
S03E20 66 3x20 Vanishing Act 09/05/1998
S03E21
67 3x21 Sacrifice (1) 16/05/1998
S03E22 68 3x22 Sacrifice (2) 23/05/1998
S04E01
69 4x01 Adventures in the Sin Trade (1) 03/10/1998
S04E02 70 4x02 Adventures in the Sin Trade (2) 10/10/1998
S04E03
71 4x03 A Family Affair 17/10/1998
S04E04 72 4x04 In Sickness and in Hell 24/10/1998
S04E05
73 4x05 A Good Day 31/10/1998
S04E06 74 4x06 A Tale of Two Muses 07/11/1998
S04E07
75 4x07 Locked Up and Tied Down 14/11/1998
S04E08 76 4x08 Crusader 21/11/1998
S04E09
77 4x09 Past Imperfect 09/01/1999
S04E10 78 4x10 The Key to the Kingdom 16/01/1999
S04E11
79 4x11 Daughter of Pomira 23/01/1999
S04E12 80 4x12 If The Shoe Fits... 30/01/1999
S04E13
81 4x13 Paradise Found 06/02/1999
S04E14 82 4x14 Devi 13/02/1999
S04E15
83 4x15 Between the Lines 20/02/1999
S04E16 84 4x16 The Way 27/02/1999
S04E17
85 4x17 The Play's the Thing 20/03/1999
S04E18 86 4x18 The Convert 24/04/1999
S04E19
87 4x19 Takes One to Know One 01/05/1999
S04E20 88 4x20 Endgame 08/05/1999
S04E21
89 4x21 The Ides of March 15/05/1999
S04E22 90 4x22 Deja Vu All Over Again 22/05/1999
S05E01
91 5x01 Fallen Angel 02/10/1999
S05E02 92 5x02 Chakram 09/10/1999
S05E03
93 5x03 Succession 16/10/1999
S05E04 94 5x04 Animal Attraction 23/10/1999
S05E05
95 5x05 Them Bones, Them Bones 06/11/1999
S05E06 96 5x06 Purity 13/11/1999
S05E07
97 5x07 Back in the Bottle 20/11/1999
S05E08 98 5x08 Little Problems 27/11/1999
S05E09
99 5x09 Seeds of Faith 15/01/2000
S05E10 100 5x10 Lyre, Lyre, Hearts on Fire 22/01/2000
S05E11
101 5x11 Punch Lines 29/01/2000
S05E12 102 5x12 God Fearing Child 05/02/2000
S05E13
103 5x13 Eternal Bonds 12/02/2000
S05E14 104 5x14 Amphipolis Under Siege 19/02/2000
S05E15
105 5x15 Married with Fishsticks 26/02/2000
S05E16 106 5x16 Lifeblood 18/03/2000
S05E17
107 5x17 Kindred Spirits 25/03/2000
S05E18 108 5x18 Antony & Cleopatra 22/04/2000
S05E19
109 5x19 Looking Death In the Eye 29/04/2000
S05E20 110 5x20 Livia 06/05/2000
S05E21
111 5x21 Eve 13/05/2000
S05E22 112 5x22 Motherhood 20/05/2000
S06E01
113 6x01 Coming Home 07/10/2000
S06E02 114 6x02 The Haunting of Amphipolis 14/10/2000
S06E03
115 6x03 Heart of Darkness 21/10/2000
S06E04 116 6x04 Who's Gurkhan? 28/10/2000
S06E05
117 6x05 Legacy 04/11/2000
S06E06 118 6x06 The Abyss 11/11/2000
S06E07
119 6x07 The Rheingold 18/11/2000
S06E08 120 6x08 The Ring 25/11/2000
S06E09
121 6x09 Return of the Valkyrie 02/12/2000
S06E10 122 6x10 Old Ares Had a Farm 20/01/2001
S06E11
123 6x11 Dangerous Prey 27/01/2001
S06E12 124 6x12 The God You Know 03/02/2001
S06E13
125 6x13 You Are There 10/02/2001
S06E14 126 6x14 Path of Vengeance 17/02/2001
S06E15
127 6x15 To Helicon and Back 24/02/2001
S06E16 128 6x16 Send in the Clones 28/04/2001
S06E17
129 6x17 The Last of the Centaurs 05/05/2001
S06E18 130 6x18 When Fates Collide 12/05/2001
S06E19
131 6x19 Many Happy Returns 19/05/2001
S06E20 132 6x20 Soul Possession 09/06/2001
S06E21
133 6x21 Friend in Need (1) 16/06/2001
S06E22 134 6x22 Friend in Need (2) 23/06/2001
Que tal viajar com sua família, em um ônibus, por todo o país, só tocando e se divertindo? Essa era a vida da Família Dó Ré Mí. Uma família musical liderada por Shirley Partridge, a mãe dos 6 membros da banda The Partridge Family. A série foi criada em 1971 e teve 4 temporadas de muito sucesso nos EUA e em outros países. Um dos membros da família tinha uma atenção especial das fãs. Era Keith Partridge (David Cassidy) que se tornou símbolo sexual e viu sua carreira de cantor subir aos primeiros lugares no shows bizz americano. Cassidy começou a fazer shows com sua banda, ao mesmo tempo em que gravava os episódios da série e seus discos, o que se tornou um grande problema, para ele e para o elenco. Na terceira temporada, Cassidy já não suportava a maratona de shows e gravações e o desgaste no relacionamento do elenco foi se agravando.
Shirley Jones, a atriz que vivia o papel da mãe da família, era madrasta de Cassidy e tentava encorajá-lo e aconselhá-lo nos momentos de crise. Isso segurou o elenco por um bom tempo. Havia também uma tensão sexual entre Cassidy e Susan Dey, a Laurie. Susan era apaixonada por Cassidy, mas ele naquela momento não tinha tempo para mais nada além das turnês e gravações. As coisas tornaram-se muito difíceis na quarta e última temporada da série, em 1973. Danny Bonaduce havia experimentado drogas e começou a ser mais um problema dentro do elenco da série. O garoto brincalhão e ególatra tornará-se um chato, mal humorado, e isso estava contribuindo para o desgaste final do grupo. A série foi encerrada no início de 1974 e individualmente, nenhum dos atores conseguiu o mesmo destaque.
Ator
Shirley Jones
David Cassidy
Susan Dey
Danny Bonaduce
Brian Forster
Jeremy Gelbwaks
Suzanne Crough
Dave Madden
Personagem
Shirley Partridge
Keith Partridge
Laurie Partridge
Danny Partridge
Chris Partridge
Chris Partridge
Tracy Partridge
Reuben Kinca
Cimarron Strip - 1967
Cimarron Strip durou só uma temporada (1967-1968), em um total de 23 episódios, e o título se refere a uma Faixa da fronteira americana ,no estado de Oklahoma, durante a década de 1880. Stuart Whitman fazia o delegado federal “Jim Crown” que patrulhava toda esta vasta área e, como ele não tinha ajudantes oficiais, ele se utilizava de um engraçado cachaceiro escocês chamado ” Angus MacGregor” (interpretado pelo inglês Percy Herbert, 1920-1992) e por dois outros jovens, um fotógrafo, “Francis Wilde”(Randy Boone, primo de Richard Boone) e pela bela mocinha “Dulcey Coopersmith” (a atriz Jill Townsend). Foi uma tentativa da rede CBS de repetir o sucesso de “O Homem de Virginia” da rede NBC, inclusive no formato longo (durava 90 minutos). Apesar do esforço do astro Whitman e de ser um seriado até divertido e cheio de ação, não deu certo para o gosto dos americanos.Mas o mais notável elemento desta série era o seu tema musical, composto pelo francês Maurice Jarre (dos temas de “Lawrence da Arábia” e “Dr.Jivago”, filmes do diretor David Lean e todos premiados com o Oscar de Melhor Trilha Sonora). O tema que ele compôs para a série é majestoso, empolgante e diferente de tudo que ele fez antes e, conjugado com as cenas aéreas de Whitman galopando em câmera lenta com seu cavalo, dá um caráter épico e impressionante à abertura da série
Os Monroes (”The Monroes”) é uma série de TV que contava a história de crianças órfãs, um grupo de irmãos e irmãs, em sua luta para sobreviver como uma família e construir uma nova vida nos primeiros dias do Oeste americano (From crazyabouttv.com). Ela foi ao ar a partir de 1966, em uma única temporada, em um total de 26 episódios.Michael Anderson Jr. ........ Clayt Monroe
Barbara Hershey ............. Kathy Monroe
Keith Schultz ............... Jefferson Monroe
Kevin Schultz ............... Fennimore Monroe
Ron Soble ................... Dirty Jim
Tammy Locke ................. Amy Monroe
James Westmoreland .......... Ruel Jaxon
Robert Middleton ............ Barney Wales
Buck Taylor ................. John "Brad" Bradford
Liam Sullivan ............... Major Mapoy
Ben Johnson ................. Sleeve
Assinar:
Postagens (Atom)